“Abrir um espaço sem nome, um lugar grande, não estabelecido, não controlado… mas protegido. Pois é nesse espaço caótico e de movimento e pausa que a criatividade e a potencialidade podem aparecer.”
Yara Kilsztajn
A importância do Vivenciar para Transformar
Pode-se definir vivência como “experiência interna vivida”. Os workshops convidam os indivíduos à essa experiencia através de atividades coletivas.
Sabemos que o melhor meio de adquirir conhecimento é por intermédio da participação e da avaliação da experiência vivida; por exemplo, estima-se que guardamos cerca de 90% do que dizemos quando fazemos algo e apenas 10% quando lemos algo (Dias e Lopes, “Compartilhar jogos e vivências: manual prático de intervenções grupais em educação, saúde, empresa e organizações sociais”).
Para promover mudanças efetivas no comportamento das pessoas é necessário promover ações que mobilizem os dois hemisférios cerebrais – o direito (relacionado com criatividade, emoção, interesse/motivação) e o esquerdo (relacionado com os conhecimentos lógicos e racionais); propiciando, assim, uma ligação entre o pensar, o sentir e o agir.
Experiências vivenciais possibilitam ao indivíduo ver e dar um outro sentido para uma mesma questão: através da vivência ele se conecta com a emoção e com seu poder criativo e pode, assim, ressignificar uma experiência “traumática” ou desenvolver uma nova forma de ver o mundo e a si mesmo.
A vivência grupal abre uma maior possibilidade das pessoas aceitarem a si mesmo e ao outro, o que facilita a flexibilização e a empatia, e amplia a capacidade de ação do ser humano.
Oferecemos workshops que proporcionam experiências integrativas em encontros pontuais ou processuais, facilitando os participantes a acessarem a dimensão do pensar, se conectarem a partir da dimensão do sentir, se encorajarem na dimensão do querer e, assim, se inspirarem promovendo a ação. Estando sempre, está última, alinhada com a forma de ser e de se expressar de cada um.
Acreditamos que a vida é um percurso em que os seres humanos são um constante vir a ser, em plena transformação.
A proposta é convidar os participantes a desconstruírem sua lógica racional habitual para acessarem uma experiência transformadora, a partir de um ambiente lúdico, não racional, capacitando-os a criarem um clima propício para a expressão dos seus valores e desejos mais profundos, responsáveis pelo seu poder de criação e inovação.
Acreditamos que a possibilidade da experimentação, o contato com o silêncio da respiração, com a expressão do corpo, com o movimento da arte e com a voz coletiva do grupo, tem um poder de estimular novos movimentos e promover mais conexão para enfrentar os desafios individuais e coletivos com mais consciência, resiliência, criatividade e energia.
Toda a abordagem desses workshops está baseada em um olhar integrado do ser humano, ou seja, na perspectiva da saúde dos cuidados integrativos, que visa integração e autoconhecimento como forma de promover o bem-estar: ao olharmos para nós, passamos a nos conectar de forma mais verdadeira conosco e com os outros, entendendo melhor nossas necessidades, realizando atividades com mais significado e aumentando a satisfação com os papéis que desempenhamos na vida. O autoconhecimento traz consciência, saúde, segurança e qualidade de vida para os indivíduos, para os ambientes e para as relações profissionais.
Facilitadora de grupos integrando a linguagem do corpo, da arte e da meditação no processo de autoconhecimento
– Parceira da Mão na Roda, facilita workshops e trabalhos organizacionais, possibilitando saúde nas relações e nos ambientes de convívio social.
– Parceira da Roda de Conversa Franca, facilita grupos de CNV (comunicação não violenta).
Algumas Vivências e Workshops Realizadas
– Meditação Ativa no Tribunal de Justiça de São Paulo
– Workshop no Banco do Brasil (semana de prevenção, segurança e saúde do trabalhador): “Autoconhecimento e poder pessoal: promovendo um maior equilíbrio para conquistar o que eu desejo”
– Trazendo o corpo, o movimento e a meditação para os grupos de CNV (comunicação não violenta).
– Vivencias corporais, plásticas e outras linguagens criativas no Ateliê Aberto do Instituto de Psicologia da USP
– Aulas vivenciais trabalhando o corpo e a meditação no curso de Especialização de Psicologia Analítica e Abordagem Corporal do Instituto Sedes Sapientiae
– Workshop no Ponto de Vista: “Que forças você quer alavancar?”
– Workshop no Espaço Lotus Terapia e Meditação: “Poder Pessoal – que forças você precisa para acessar o seu lugar de poder?”
Quer saber mais como agendar essa experiência na sua empresa? Entre em Contato.
Quer conversar sobre Vivências e Worshops?
Entre em contato comigo através do formulário abaixo.
Yara Kilsztajn é psicóloga Junguiana, especialista em Psicoterapia Corporal, Orientação Vocacional e Profissional e Cuidados Integrativos.