Foto de Yara Kilsztajn

Yara Kilsztajn

Psicóloga Junguiana, especialista em Psicoterapia Corporal e Orientação Vocacional/Profissional.

Busque no BLOG

Como agendar?

Ficou interessado na Psicoterapia ou Orientação Profissional? Agende seu horário comigo e vamos conversar.

Trabalhando o Trauma Através do Corpo

A abordagem corporal atua na psique e no corpo. Pesquisas recentes reconhecem a capacidade do trabalho corporal modificar nosso sistema nervoso central e nossos genes, promovendo uma maior capacidade de enfrentamento de adversidades e aumentando o fator de resiliência do individuo.

Ao tocar o corpo, tocamos nossas emoções e, a partir de então, se torna possível ao individuo ressignificar um trauma, pois é a emoção, e não a razão, que o ressignifica.

É sempre o organismo como um todo (corpo e psique) que adoece ou é afetado por um trauma/crise. E, nossas fantasias podem ser tão traumáticas em seus efeitos quanto um trauma real. O trauma é maior ou menor de acordo com o significado, o sentido, que o indivíduo coloca nele. Ressignificar um trauma é libertador, abre espaço para o novo, para uma nova e mais saudável forma de estar e vivenciar o mundo.

O trabalho corporal também atua na memória implícita, naquela que é formada no bebê antes da formação do ego. Ou seja, atua na memória pré-verbal, não acessível à consciência, o que torna esta abordagem extremamente importante para o autoconhecimento e para a superação de traumas.

Geralmente ficamos com os pensamentos e as emoções girando em círculos. É necessário “abocanhar” as emoções para, assim, entrarmos em nós mesmos!

Usar o corpo como ferramenta de autoconhecimento traz confiança, autoestima, autonomia e bem-estar.

 

Quer realizar um Agendamento?
Entre em contato comigo através do formulário abaixo.

Blog

Artigos para Ler