Foto de Yara Kilsztajn

Yara Kilsztajn

Psicóloga Junguiana, especialista em Psicoterapia Corporal e Orientação Vocacional/Profissional.

Busque no BLOG

Como agendar?

Ficou interessado na Psicoterapia ou Orientação Profissional? Agende seu horário comigo e vamos conversar.

Prosperidade, Propósito de Vida e Trabalho

O que é Prosperidade e Propósito de Vida?

Prosperidade é a capacidade de colocar no mundo o seu propósito. É conseguir fazer aquilo em que se acredita. É colocar em movimento o que há de melhor em si. É algo individual que pode ser, por exemplo, construir um dia-a-dia de “luxo” e conforto para sua vida (comprar um carro bacana, comer em lugares gostosos e fazer viagens maravilhosas), ou outros objetivos, como viver em conexão direta com a natureza (morar na frente da praia e meditar entre as arvores), construir e chefiar uma grande empresa, montar uma ONG para atender mulheres vítimas de violência, ou ainda, mostrar o que há de belo nas grandes cidades fotografando as flores que compõem sua paisagem.

 

Como encontrar nosso Proposito?

Para algumas pessoas, esse encontro com o propósito de vida, faz-se de forma mais natural e espontânea, para outras, entretanto, esse encontro exige uma “parada”, um momento de reflexão e análise interna para que possa acontecer. Exige um encontro com nós mesmos.

Sim, é preciso que nos conectemos conosco, que paremos para pensar no que queremos e no que é realmente significante para nossas vidas. Temos que olhar para a nossa história e para o que já vivemos, para que assim, possamos entender melhor o que fomos, o que somos e, então, consigamos buscar o que nos faz sermos verdadeiramente nós mesmos.

A partir disso podemos buscar os caminhos que devemos seguir para, cada vez mais, nos encontrarmos com aquilo que nos faz sentir inteiros, realizados, felizes e satisfeitos conosco.

O autoconhecimento é importante para encontrarmos o que é verdadeiro em nós, realinharmos nosso caminho caso seja necessário e movimentar esse “algo verdadeiro e significativo” em nós. A psicoterapia, que em sua compreensão mais profunda é autoconhecimento, favorece o encontro da pessoa com o seu Propósito.

 

Qual a relação entre Proposito de Vida e Trabalho?

Trabalho é quando o nosso Propósito de Vida é levado para o mundo e é ofertado aos outros.

 

O Propósito e o Trabalho ancorados nas experiencias positivas da nossa história de vida pessoal:

Muitas vezes encontramos o nosso Propósito a partir de uma experiencia muito importante e positiva que passamos ao longo da vida e, por isso mesmo, sentimo-nos impelidos a compartilhá-la com os outros e com o mundo. Compartilhá-la nos faz revivê-la, saboreá-la novamente, nas lembranças ou no contemplar esse algo positivo no experienciar do outro. Isso pode acontecer, por exemplo, com alguém que se “encontra” ou que se “descobre vivo” na dança e, ao ensinar os outros a dançarem, consegue reviver a felicidade do “encontro da alma com o movimento”.

 

O Propósito e o Trabalho ancorados nas experiencias doloridas, traumáticas, da nossa história de vida pessoal:

O “verdadeiro em nós”, que podemos oferecer ao mundo, também pode ter origem em uma experiencia negativa que passamos, como uma situação de abandono, de traição, de miséria etc. A pessoa pode ficar uma vida inteira reclamando dessa experiencia, insatisfeita com a vida e, consequentemente, consigo mesma (mesmo que culpando os outros). Ou essa pessoa pode pegar essa experiencia difícil e ressignificá-la, transformando-a em “ouro”: a flor de Lotus, que a partir da lama (onde suas raízes estão fincadas) floresce em direção ao sol, dando vida a uma das flores mais lindas que se pode encontrar.

É muito importante dizer que ressignificar não significa negar ou minimizar a dor decorrente de uma experiencia negativa e traumática. É preciso, sim, olhar para essa dor, “sofrê-la” de frente, para então transformá-la. Uma pessoa que viveu uma situação de abuso sexual na infância pode, por exemplo, criar um centro de atendimento nas escolas que busque prevenir abusos sexuais nas crianças dessa comunidade; ou fazer uma faculdade de direito e trabalhar na defensoria pública defendendo um menor vítima de violência.

É também importante frisar aqui que a pessoa precisa ter clareza de que ela está “curando” (ou auxiliando) um outro, e não a si mesma. Sem essa consciência estaremos apenas “secando gelo”: a ferida sofrida pelo profissional é dele, não do outro, mesmo se forem semelhantes. É preciso curar a própria ferida em si mesmo e, a partir ou concomitantemente a essa vivência, auxiliar os outros a prevenirem ou a cuidarem das suas próprias feridas. Por exemplo, se uma pessoa perdeu o pai, vítima de infarto, quando ainda era muito pequena e buscar fazer medicina para, inconscientemente, em cada atendimento que realizar, tentar “salvar” seu pai, ela será uma profissional eternamente frustrada: as curas que realizar nunca trarão seu pai de volta. essa pessoa, esse médico, deve acolher e elaborar a sua própria dor de ter perdido seu pai e, então, buscar auxiliar outros seres humanos, pais e filhos, a seguirem no caminho da vida. Assim o profissional pode trazer sua verdade interna, seu Propósito que, no caso em questão, seria a cura das pessoas através da medicina.

O trabalho de Orientação Profissional auxilia as pessoas a encontrarem seu Propósito de Vida no trabalho (quando é o caso); seja em uma primeira escolha profissional, quando este trajeto já se iniciou ou mesmo quando já se fechou um ciclo (como no caso de aposentados). Nesses últimos dois casos, será necessário realinhar e redirecionar (às vezes uma mudança de 180 graus!) o projeto profissional da pessoa.

 

O que muda em mim quando encontro meu Propósito?

Quando colocamos no mundo o que é de fato verdadeiro e significativo em nós, estamos vivendo nosso Propósito de Vida e assim conseguimos nos sentir conectados conosco e com a vida: os sentimentos de segurança, sentido de vida, confiança, autorrealização, felicidade, equilíbrio físico, mental e emocional se tornam cada vez mais presentes em nossas vidas, apesar das dificuldades que a vida continuará a nos oferecer.

Quando temos clareza do nosso Propósito ficamos menos desesperados e mais centrados em nós mesmos diante dos desafios da vida, pois quando sabemos o que somos, o que queremos e o que buscamos, esse saber torna-se um “guia” que dá sentido aos nossos esforços, e as dificuldades da vida tornam-se desafios a serem ultrapassados. E, como na guerra, sobre soldados que lutam por uma causa em que acreditam, esta é uma guerra com sentido para eles, e consequentemente, uma guerra com maiores chances de ser vencida.

Entre em contato comigo.

Quer realizar um Agendamento?
Entre em contato comigo através do formulário abaixo.

Blog

Artigos para Ler

Abrir Chat
Olá, tudo bem? Como posso te ajudar?